Passo-a-passo: Seja aceito em um College canadense

Nesse início de 2018 apliquei para uma vaga no curso Interior Decoration no Sheridan College. O processo foi praticamente todo online e nesse post quero te mostrar o passo-a-passo de todos os documentos que tive que mandar para conseguir a vaga! Claro que há variações dependendo do curso e College para qual você está aplicando, mas espero que a minha experiência ajude de alguma forma a esclarecer algumas dúvidas do processo.


LEIA TAMBÉM: Leia isso antes de escolher um College ou Universidade no Canadá


#1 Apply Now

O primeiro passo é a aplicação online, que abre em setembro do ano anterior para o Fall Term (resolvi fazer tudo em janeiro e quase perdi todos os deadlines, é melhor se preparar com um ano de antecedência).

Após clicar em Apply Now, você escolherá a opção International Students e o site irá te redirecionar para uma página onde você colocará seus dados:

  • Nome e Sobrenome
  • Data de Nascimento
  • Nacionalidade
  • Endereço
  • Telefone

Após preencher o formulário com os dados básicos, o sistema também pedirá para você selecionar o Term para o qual você quer aplicar, o tipo do curso (diploma, certificado ou bacharel), o campus onde seu curso é ministrado e o nome do programa. Todas essas informações você encontra no Program Summary do curso que está disponível no site da instituição. Caso você tenha interesse no curso Interior Decoration no Sheridan College, você pode vê-lo aqui.


Nessa etapa você poderá aplicar para mais de um curso (caso seja aceito em mais de um, você poderá escolher na hora de aceitar a oferta de admissão) e também para o programa Pathway, expliquei um pouco mais sobre o que é esse programa e como funcionam os Terms nesse post.


O próximo passo é informar seu histórico educacional. Aqui não é necessário anexar nenhum documento, eles serão requisitados futuramente. Você apenas preenche o formulário com os dados de onde você estudou e qual o grau de formação.

E pronto! Agora é só escolher o modo de pagamento da taxa de aplicação e você receberá um e-mail com a confirmação da sua aplicação online. Nesse e-mail constará seu Student ID, acesso ao MyStudent Centre e e-mail próprio do Sheridan college.

O que é Student ID?

É o número de identificação da sua aplicação, e futuramente seu número como aluno. Todo o resto dos documentos serão enviados com essa identificação. O número também dará acesso ao MyStudent Centre.

O que é MyStudent Centre?

É a área restrita da instituição onde você pode monitorar o status da sua aplicação, ver os requerimentos extras para completá-la (no caso do Interior Decoration foi necessário enviar um portfólio) e futuramente onde você irá monitorar suas aulas.

Custo dessa etapa:

  • C$ 100,00 (taxa de aplicação online – Sheridan College, em dólares canadenses)

(pode variar dependendo da instituição) 


#2 Envio dos documentos

O envio dos documentos também foram online na área restrita do site da instituição. Foram pedidos:

  • High School Diploma = Diploma do Ensino Médio + Tradução juramentada
  • High School Transcript = Histórico do Ensino Médio + Tradução juramentada
  • University Diploma = Diploma Universidade + Tradução juramentada (se possuir)
  • University Transcript = Histórico Universidade + Tradução juramentada (se possuir)
  • Resultados do TOEFL ou IELTS

Você entrará com seu Student Number e data de nascimento para anexar os documentos à sua aplicação. Os documentos devem ser combinados em um único arquivo. Recomendo usar o Adobe Acrobat Pro, ele tem 7 dias de avaliação grátis, baixe no momento em que já estiver com as traduções dos documentos em mãos e conseguirá usá-lo sem problemas.


Para combinar os documentos é só selecionar todos, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Combinar arquivos no Acrobat.


Qual o prazo para enviar os documentos?

Após o envio da aplicação, você terá 2 semanas para enviar os documentos de histórico escolar.

Sugiro fazer a tradução dos documentos antes de enviar seus dados online. Assim, você não precisará correr com a tradução, que deve ser juramentada.

Fiz minha aplicação online no dia 18/01/2018 então tive até o dia 01/02/2018 (duas semanas) para anexar os quatro primeiros documentos listados acima à minha aplicação. Os resultados do TOEFL poderiam ser entregues até o dia 15/07/2018, até mesmo após sua aceitação prévia no college. Essas datas você pode confirmar com o setor internacional, não achei no site da instituição informações sobre os deadlines assim tão específicos.

Onde encontro tradutores juramentados?

Para a tradução dos documentos, você deve procurar um tradutor juramentado. No site da junta comercial do seu estado estão listados esses tradutores, é só mandar um e-mail para eles pedindo um orçamento. Anexe o documento a esse e-mail, pois o valor varia de acordo com a quantidade de palavras. Encontre os tradutores juramentados de Santa Catarina aqui.

Custo dessa etapa:

  • R$ 760,00 (tradução documentos, em reais)
  • R$ 29,30 (envio dos documentos por sedex, em reais)

(pode variar dependendo dos documentos, tradutor e prazo de entrega)


#3 Portfólio

Meu curso, Interior Decoration, exigia o envio de um portfólio além dos documentos básicos. Consegui ver as exigências necessárias para o portfólio no MyStudent Centre, que deveria ser:

Custo dessa etapa:

  • C$ 50,00 (taxa de avaliação do portfólio, em dólares canadenses)
  • R$ 60,00 (impressão, em reais)
  • R$ 255,65 (envio portfólio pelos correios, em reais)

Se você tiver mais tempo, o envio pelos correios é bem mais barato. Tive que fazer o meu chegar em Toronto em 4 dias, por conta do deadline.


#4 TOEFL

Fiz o teste do TOEFL (increva-se aqui) após enviar os documentos de histórico escolar, em março. Assim teria tempo de me preparar, mas também teria tempo de refazer o teste até julho, se necessário. A carta de aceite do College veio antes mesmo de eu enviar meus resultados do teste de inglês, com a ressalva de que eu deveria atingir determinada nota para conseguir concluir minha matrícula. Com essa carta eu já poderia dar entrada no Study Permit junto ao Governo Canadense. Veja mais informações sobre como dar entrada no Study Permit aqui.


Caso até julho eu não enviasse meus resultados do TOEFL ou não atingisse a nota necessária, o próprio College entraria em contato com o Governo Canadense e cancelaria meu Study Permit.


Com os resultados em mãos, entrei novamente na área Document Submission do site da instituição para anexar esse arquivo.

Custo dessa etapa:

  • U$ 225,00 (inscrição TOEFL, em dólares americanos)

#5 Letter Of Acceptance (LOA)

A carta de Aceite foi enviada em Março, juntamente com as informações de pagamento do curso. Esse documento é necessário para dar entrada ao Study Permit (visto de estudo), que demora aproximadamente 3 meses para ser emitido aqui no Brasil. Ele é feito online e enviei o meu recentemente. Em breve postarei o passo-a-passo por aqui também!


PIN IT:

2 Comentários

  1. Caroline
    21 de setembro de 2018 / 20:34

    Olá Laura!
    Estou começando o processo é seu blog está sendo muito útil! Parabéns.. bem detalhado e com informações importantes!
    Você chegou a fazer a prova do IELTS?
    Cada instituição pede a nota de um, outras somente IELTS, teria alguma diferença entre elas se a instituição aceitar ambas?
    Att.

    • Laura
      Autor
      22 de setembro de 2018 / 19:04

      Muito obrigada, Caroline!! Espero que continue acompanhando, em breve faço mais posts sobre mudar para o Canadá 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

instagram | @lauramogkf

8   91
10   110
8   113
12   183
7   176