EDUEXPO: A FEIRA QUE VAI TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE INTERCÂMBIO

Quem pensa em estudar no Canadá PRECISA visitar a Eduexpo. A feira internacional sobre intercâmbio tem por objetivo tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. E o melhor, for free!

No início de 2018 apliquei para uma vaga no curso Interior Decoration no Sheridan College. Decidi que faria todo o processo sozinha, sem contratação de agência, mas não sabia por onde começar. Foi ai que surgiu a Gabriela, diretora do setor internacional do Sheridan College, pra quem mandei trocentos emails com todas as minhas dúvidas e teve total paciência para me explicar todos os passos e prazos da minha aplicação, na qual eu já estava bastante atrasada e correndo contra todos os deadlines. Quando a Gabriela me convidou para a EDUEXPO, achei que seria uma oportunidade para conhecê-la e fazer o primeiro contato pessoalmente com a instituição que irei estudar.

P.s.: Acredito que o ideal seria fazer esse primeiro contato com as instituições antes de fazer a aplicação para o curso. Assim, você consegue ver os prós e contras de cada instituição, apesar de eu não ter feito isso. 

A feira acontece duas vezes por ano em cidades da América Latina, Europa, Ásia e África. Aqui no Brasil ela aconteceu durante o mês de março em Brasília, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, onde consegui participar. Em sua grande maioria, estão presentes instituições do Canadá, oferecendo cursos desde ensino médio até MBA, além de cursos de férias e idiomas.


Dica: Pesquise sobre os cursos das instituições que estarão presentes na feira. As filas para falar com os representantes costumam ser grandes e se você não souber o que perguntar, não valerá a pena.


O QUE PERGUNTAR?

Algumas dúvidas que irão surgir durante o processo de escolher um College no Canadá, que você já pode tirar logo de cara na Eduexpo.

  • O College é público ou privado?

No caso do Canadá, o fato do College ser público ou privado irá interferir nos benefícios do seu Study Permit. Essa informação é um pouco difícil de se conseguir nos sites das instituições, por isso é uma pergunta pertinente para se fazer na feira. Farei um post com as diferenças para explicar para vocês assim que possível.

  • Qual a duração do curso?

A duração do curso também influenciará nos benefícios do seu Study Permit. Para um curso de 2 anos, por exemplo, você tem a oportunidade de aplicar para trabalhar no país por mais 3 anos após formado. Já para cursos de menor duração, esse período pós curso será menor ou não existirá.

  • Qual o tipo de visto necessário?

Para cursos inferiores à 6 meses, o Study Permit não é necessário e você poderá estudar apenas com o visto de turismo. Acho interessante perguntar ao College qual o tipo de visto exigido para determinado curso.

  • Starting dates

A maioria dos cursos oferece início no Fall Term (setembro). Porém, alguns cursos oferecem também outras turmas que iniciam em períodos diferentes, assim você consegue se programar para quando quer aplicar. Aqui seria interessante se informar também sobre o período de férias do seu curso.

  • Qual o valor do curso (tuition)?

Na feira você também pode perguntar sobre os valores do curso que pretende fazer. Já adianto que os valores são altos para estudantes internacionais e a maioria não faz em muitas parcelas. O valor da tuition para Colleges no Canadá está numa média entre C$ 15.000,00 e 20.000,00 por ano (podendo ser até mais dependendo do curso!). Então, exigirá planejamento.

  • O health insurance está incluido no valor da tuition?

Alguns Colleges, como o Sheridan, já incluem no valor da tuition a cobertura do plano de saúde para o período total de estudos. Outros já cobram esse valor a parte.

  • Qual o melhor lugar para morar e o valor médio de aluguel?

Aqui vou dar um exemplo: O campus da Sheridan no qual irei estudar, fica em Mississauga, região metropolitana de Toronto. Perguntei para a representante do meu College se seria fácil morar em Toronto e ir para Mississauga apenas para estudar, pois era isso que tinha na minha cabeça que aconteceria. Ela já me disse que acharia melhor morar em Mississauga, pois lá teria uma melhor qualidade de vida por um preço muito menor que Toronto. Vale a pena se informar a respeito.

  • Qual a taxa de empregabilidade após a conclusão?

Outro ponto importante que a maioria dos Colleges podem informar a você, é o quão fácil ou complicado seria de arrumar um emprego na sua área após formado no Canadá. Claro que isso depende MUITO do seu esforço e competência, mas também deve-se levar em consideração o nível de estudo que a instituição oferece e seu reconhecimento no mercado canadense.


O MELHOR DA FEIRA

Os estandes dos Colleges e Universidades já nos enchem de sonhos e respondem nossas dúvidas quanto aos cursos oferecidos e a vida em terras geladas. Mas foi com certeza o estande do Governo do Canadá que valeu a minha visita à feira. Todo o processo de obtenção do meu Study Permit e Open Work Permit do Ricardo (meu namorado) será feito online e por nós. Consegui, nesse estande, falar com a pessoa responsável pela análise dessas aplicações. Quer melhor que isso? Tirei todas as dúvidas sobre as informações desencontradas que vi pesquisando em sites e blogs, conseguindo confirmar o que ainda estava em dúvida. Realmente nos salvou de várias traduções de documentos desnecessários e nos poupou alguns $$$.


Resumindo: Se seu sonho é estudar no Canadá, fica ligado no site da EDUEXPO para não perder a próxima feira!

Pin it:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

instagram | @lauramogkf

2   126
17   183
5   147
31   331
3   110