O Canadá tem atraído cada vez mais brasileiros com o objetivo de estudar. Além de saber que o país possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo, o que realmente me convenceu a escolher o Canadá como meu futuro país foram os benefícios do visto de estudante (Study Permit). Poder trabalhar enquanto completo meus estudos e a possibilidade de levar dependentes (cônjuge) fez muita diferença na minha decisão. Aqui nesse post quero te ajudar a esclarecer todas as dúvidas, que também surgiram para mim, na hora de escolher a instituição de ensino.
College x Universidade
A primeira dúvida que surge de imediato é a diferença entre Colleges e Universidades. A seguir vou listar alguns pontos que acho interessante destacar para você analisar na hora de escolher um dos dois.
P.s.: Não existe melhor ou pior quanto a escolha de Colleges ou Universidades, o reconhecimento pelos canadenses é o mesmo. Então você deve escolher o que se encaixa melhor no seu perfil.
Lembrando que o conceito de instituição pública é bem diferente daqui do Brasil e é necessário pagar pelos estudos mesmo nas universidades e colleges públicos.
Agora que já sabemos as principais diferenças, vou falar um pouco sobre a minha experiência de escolha. Já sou formada em Arquitetura e Urbanismo aqui no Brasil e por isso optei por um curso de especialização voltado para o mercado de trabalho, logo, em um College. Segue meu passo-a-passo:
#1 Procurar onde estão os principais Colleges das províncias
Comecei minha procura no Google mesmo, colocando a minha área de estudo seguido da sigla da província onde eu gostaria de viver. Algo como: Interior Decoration ON College ou Interior Design BC College. Tinha como objetivo as áreas de Vancouver ou Toronto, então comecei a procurar mais fortemente nessas áreas. Entrei também nos sites das principais instituições dessas duas províncias para procurar os cursos relacionados à arquitetura.
Principais Colleges – Ontario:
Seneca College, George Brown College, Humber College e Sheridan College.
Veja a lista completa dos Colleges de Ontario aqui.
Principais Colleges – British Columbia:
Vancouver Community College, Langara College, British Columbia Institute of Technology, La Salle College.
Veja a lista completa dos Colleges de British Columbia aqui.
Outras Províncias:
Dawson College, Red River College, Red Deer College, Saskatchewan Politécnica, Nova Scotia Community College.
Dica: Você pode conhecer as principais instituições no Canadá aqui no Brasil na EDUEXPO⤵
LEIA TAMBÉM: EduExpo: A feira que vai tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio
#2 Possibilidade de estender o tempo de permanência
Existem alguns pontos que você deve levar em conta na hora de escolher o College se sua intenção é de permanecer e trabalhar na sua área no Canadá. São eles:
- Seu curso deve ter duração superior a 6 meses
Para cursos com duração inferior a 6 meses, não é necessário aplicar para o Study Permit, você poderá estudar somente com o visto de turista e não será permitido trabalhar durante esse período.
- O college deve ser público e estar na Designated Learning Institutions list (DLI)
Colleges públicos presentes na DLI te dão direito de trabalhar 20h semanais durante o período de estudos e 40h semanais durante o período de férias. Além da oportunidade de aplicar para o PGWP (Post Graduation Work Permit) após a formatura. Você também poderá pedir o OWP (Open Work Permit) para seu cônjuge e, se tiver filhos, poderá levá-los com você para o Canadá nesse período.
Colleges particulares não dão direito a esses benefícios, sendo permitido apenas estudar durante o período que você estiver no Canadá.
O que é DLI?
Designated Learning Institutions é um número que o governo canadense atribuiu às instituições canadenses que podem receber alunos estrangeiros e recebem apoio do governo canadense para isso. Esse número é necessário para emitir seu Study Permit.
Veja quais Colleges estão na lista DLI aqui.
O que é Study Permit?
Visto que você deverá pedir para estudar nas instituições canadenses por mais de 6 meses.
O que é Post Graduation Work Permit (PGWP)?
Tipo de visto que você poderá aplicar até 90 após a formatura do seu curso. Será necessário ter uma oferta de trabalho na sua área de formação e ele te dará direito de permanecer no Canadá por até 1,5 vezes o tempo do seu curso para trabalhar. Então se seu curso é de 2 anos, você ganhará até 3 anos de PGWP, totalizando 5 anos de experiência no Canadá.
O que é Open Work Permit (OWP)?
Tipo de visto que você poderá aplicar para seu cônjuge. É uma permissão de trabalho que não necessita uma oferta de trabalho para a aplicação e dá direito a trabalhar 40h semanais. Ele estará atrelado ao seu Study Permit e durará o mesmo tempo dos seus estudos. Se futuramente você aplicar para o PGWP, o OWP será estendido pelo mesmo período.
Dica: Para ter certeza se o College é ou não público, mande um e-mail para o setor internacional da instituição perguntando, eles respondem tudo e ainda te auxiliam em todo o processo! Fiz toda a minha aplicação sozinha, sem agências de intercâmbio, porque mandava todas as minhas dúvidas para esse setor. Mas se você se sente inseguro no processo, a agência Immi Canadá tem ótimas referências.
#3 Verificar o período das aulas
A maioria dos Colleges iniciam suas atividades no Fall Term. Porém isso pode variar de acordo com o curso escolhido. Para meu curso existiam duas datas de início, Setembro e Janeiro. Para quem inicia seus estudos em Setembro, terá 2 terms de aula, então férias e depois mais 2 terms. Já para quem inicia em Janeiro, os 4 terms são diretos, sem férias. Optei por iniciar em Setembro, assim eu posso trabalhar 40h durante o período de férias e ganhar ainda mais experiência.
Atenção: As matrículas iniciam no Fall Term (Setembro) do ano anterior ao início das suas aulas.
#4 Verificar o nível de inglês exigido
Cada College tem seus próprios níveis de exigência do inglês. Normalmente são aceitos os testes do TOEFL e IELTS, que são mais populares, mas você pode se informar sobre quais testes são aceitos e qual o score mínimo nos admissions requirements do site da instituição para qual você pretende aplicar. No Sheridan College, o nível de inglês exigido para os cursos de diploma é um pouco menor que para os programas de graduação. Segue tabela dos testes que são aceitos na aplicação do Sheridan:
Veja as notas exigidas para os cursos de graduação aqui.
Custo dessa etapa: U$225,00 (inscrição TOEFL, em dólares americanos)
Muitos Colleges também oferecem cursos preparatórios de inglês, os chamados Pathaway. Você vai um período antes do início das aulas e estuda inglês no próprio College, assim que você atinge o nível acadêmico, poderá aplicar para o curso que desejar sem precisar fazer os testes de proficiência. Importante lembrar que durante esse período você não estará com o Study Permit (o curso é inferior a 6 meses) e não poderá trabalhar legalmente no país.
#5 Health Insurance
Em algumas instituições o health insurance já está incluído no valor da tuition (valor que você paga por ano para a instituição) em outras não. Acho interessante se informar sobre isso logo no começo da busca e já colocar mais esse valor na balança, caso seja necessário. No caso do Sheridan, já está incluso no valor a cobertura durante todo o meu período de estudos, 2 anos. Também há a possibilidade de adicionar o cônjuge no health insurance do college enquanto você estiver estudando por um valor que costuma ser menor que o que é oferecido por empresas do ramo.
#6 Aplicação
Após considerar todos os pontos acima e escolher a instituição, chegou a hora de fazer a aplicação!
LEIA TAMBÉM: Passo-a-passo: Seja aceito em um college canadense
Já escolheu sua instituição no Canadá? Conta nos comentários!
Thank you for sharing this wonderful post!!! I definitely enjoy every it and I have also bookmarked you to check out new stuff of your blog I must read the blog!